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domingo, 19 de junho de 2011

Sean John Unforgivable e Jequiti : Popularização do Luxo no Brasil

Por Cristiane Gonçalves, exclusivade Perfume da Rosa Negra, um novo tempo, um novo perfume




O lançamento de Sean John Unforgivable, a primeira marca internacional de fragrâncias da empresa Jequiti, é um grande e estratégico passo na Perfumaria Nacional. Segundo o seu presidente, Lásaro do Carmo Jr, em apenas 4 anos de existência, a empresa de cosméticos e perfumaria do Grupo Silvio Santos está entre as 3 maiores empresas de venda direta no país, eleita em 2010 a empresa de cosméticos do ano por uma autoridade competente no assunto, está entre as Cias mais emergentes no segmento, com um portfólio de mais de 750 produtos e um crescimento acelerado com vendas de 354 milhões em 2010 e mais de 450 milhões em 2011 até o momento, o que só vem a agregar e reforçar a posição de liderança do Brasil como o maior mercado mundial de perfumaria e o segundo mercado de vendas em vendas porta a porta.  Para uma empresa jovem, com menos de 5 anos de atuação no mercado, ela já demonstra uma visão de futuro com a parceria com Aramis  e Designer Fragrances, inovando a gama de seus produtos, com uma proposta sustentável de negócios de unir à Jequiti a visão global da perfumaria, com o barateamento da produção nacional,  a parceria de grandes grupos e a popularização de marcas de luxo. Certamente, sua estratégia é bem vinda, para trazer o melhor em qualidade de perfumaria ao consumidor, assim como acirrar a competição entre empresas líderes e expressivas  como Natura, O Boticário e Avon Brasil.





A estratégia da Jequiti ao lançar Sean John Unforgivable é interessante porque ela compete diretamente com a Avon Brasil, por exemplo, que tem já tem um histórico de fragrâncias que levam nomes de celebridades como Reese Whiterspoon e Patrick Dempsey em seus catálogos de vendas e que massificam o luxo. Sendo uma empresa 100% nacional, a Jequiti avança na concorrência e  cria um vínculo de proximidade entre fragrâncias de prestígio e a massa popular de potencias consumidores, dessa forma, ela abre caminho para inúmeras possibilidades de propiciar um produto considerado importado e de alto custo para classes C e D, por exemplo, criando mecanismos de alianças de negócio e de produção nacional que tornam o perfume mais barato. Inclusive,  o próprio sistema de vendas da Jequiti, baseado no porta a porta com diversas consultoras espalhadas pelo país, torna o luxo mais acessível a partir do momento que em uma cidade distante, com uma comunidade formada  de classes populares, o produto Jequiti é vendido e distribuído por uma consultora. Para ter uma idéia do custo da fragrância, Unforgivable é comercializado pelo preço  R$ 139,00, sendo que ele custaria mais de R$ 300 se fosse importado.  Para a diminuição desse custo, a participação da Lange Cosméticos assumindo a produção nacional de Unforgivable é de fundamental importância, ainda que insumos e embalagens continuem como items de importação. Considerando a base histórica e tradicional do luxo, no qual produtos são caros, vendidos em nichos específicos e inacessíveis a uma boa parte da população, a popularização do luxo é uma forte manobra de negócios para o crescimento do mercado consumidor, demonstrando que a massificação é uma estratégica duradoura e autosustentável em diversos segmentos do mercado Nacional.






A escolha pelas fragrâncias Sean John Unforgivable foi de bom gosto e bem coerente, considerando sua  ótima característica olfativa, as poucas opções de perfumes de celebridades que fazem a diferença, o background de vendas de Unforgivable nos Estados Unidos e a atitude comprometida e empreendedora de Sean John no desenvolvimento de seus produtos. Ele é conhecido como  rapper Puffy Daddy e é um homem de negócios extremamente empenhado no crescimento de sua marca. Ele criou um portfólio de produtos fashion e de beleza e ele sabe vender a imagem fortemente nesse segmento de perfumes de celebridades que exige uma atitude positiva e agressiva do marketing pessoal e empresarial, tanto que  Unforgivable Man ganhou o Fifi Awards como melhor fragrância luxo de 2007, e na ocasião ele brilhou nos holofotes com sua simpatia, carisma e senso de negócios. No mais, Unforgivable foi topo de vendas number #1 nos Estados Unidos e, com a sua expansão internacional, esteve entre as 3 fragrâncias mais vendidas no Reino Unido e Australia. É importante acrescentar que o duo de fragrâncias  é agradável e têm pirâmides olfativas nada empobrecidas em comparação a perfumes de celebridades que são facilmente esquecíveis; pelo contrário, Unforgivable man e woman conquistam pela versatilidade elegante, sendo a versão masculina bem adequada para o clima Brasileiro, com um fougère sedutor que abre a energia da tangerina, limão e da bergamota com um toque especiado de manjericão e refrescante da Salvia, e a versão feminina, um perfume bem mais refinado, floral  sensual com freesia e lírios, o toque levemente adocicado de coco das ilhas Seychelles e o confortável de madeiras sensuais e âmbar.



O clima no lançamento da fragrância Sean John Unforgivable estava cheio de alegria, a marca do bom humor da Jequiti. Executivos da marca estavam entusiasmados com o orgulho de lançar uma fragrância como Unforgivable, que continua sendo um sucesso de vendas após sua criação, respectivamente em 2005 para a masculina e 2006 para a feminina e pode trazer muito progresso para a Jequiti no Brasil. Além do premiado background de Unforgivable, Sean John chegou a lançar I am the King, em 2008, que também abocanhou o prêmio de melhor fragrância pela Fragrance Foundation, o que comprova que a marca tem uma aceitação e visibilidade pelo público, o que pode funcionar bem por aqui e criar um movimento de novas parcerias globais na perfumaria Brasil.





Vídeos publicitários de Unforgivable Man e Woman
Prometem atiçar o desejo por ser inesquecível




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sábado, 4 de junho de 2011

Entrevista: Lásaro do Carmo Jr, Presidente da Jequiti, fala sobre o primeiro perfume internacional da marca

Por Cristiane Gonçalves, entrevista Jequiti exclusiva para Perfume da Rosa Negra, um novo tempo, um novo perfume



Lásaro do Carmo Jr, Presidente da Jequiti


Como começou o namoro entre Perfumes Sean John e a Jequiti?

Há cerca de um ano atrás, eu tive um café da manhã no Santo Grão com o Daniel M. Annese, Vice Presidente da Esteé Lauder para a América Latina, aonde começamos a falar de uma parceria para popularizar o luxo no Brasil, o que poderíamos fazer para trazer um produto prestige como mass para o Brasil. Batemos um papo e fomos evoluíndo nele até que começamos a discutir qual o perfume internacional que viria para a Jequiti. Tínhamos a aposta: o de trazer o perfume mais vendido nos Estados Unidos, que é o do Sean John, ou uma outra marca. Decidimos trazer Unforgivable de Sean John.

Por que se deu tal escolha pelo perfume de Sean John?
Pelo carisma, pelo que ele é, pela acessibilidade e pela qualidade da fragrância. Nós fizemos uma aposta: como o Sean John é pouco conhecido no Brasil, assim que começassem a conhecer seus perfumes, com a qualidade que eles têm, não teríamos como errar.


Os perfumes Sean John lançados pela Jequiti são produzidos no Brasil com a mesma qualidade em matérias primas importadas. Quais os ganhos para a perfumaria Brasileira em ter um produto de status internacional produzido no país?



É a primeira fragrância internacional que é envasada no Brasil. Seu envase é uma parceria de 3 empresas: a Jequiti, a Lange e a ADF Sean John que pertence a Esteé Lauder, e que reúnem a matéria prima importada com a produção nacional. O principal resultado, em termos de ganho, é termos um menor preço para o consumidor com uma qualidade excepcional.


Nos estados Unidos temos uma proliferação  e popularização de fragrâncias de celebridades como Britney Spears, Jennifer Lopez, entre outras. No Brasil, a Jequiti lançou fragrâncias de celebridades como Fábio Junior e Claudia Leitte. O mercado de perfumes da celebridades  é potencial no Brasil e muito pouco  explorado. Vocês têm um projeto de trazer mais fragrâncias de celebridades para o país?


Um dos grandes projetos da Jequiti é o guarda chuvas de perfumes de celebridades, nacionais e internacionais. Fábio Junior, Claudia Leitte e, agora Sean John. E o próximo, saberemos.


Podemos dizer que fragrâncias de celebridades no Brasil já é uma idéia de negócios sólida para a Jequiti?

Já deixou de ser uma idéia e já é um grande projeto.


Quero agradecer a entrevista e o excelente trabalho,  cada vez mais emergente da Jequiti em contribuir com a Perfumaria Brasileira. Parabéns pela iniciativa em trazer Sean John Unforgivable para o Brasil dentro do portfólio de marcas da Jequiti.




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A primeira marca internacional da Jequiti