Home Sobre Entrevistas Lançamentos Reviews Perfumaria Brasil Celebridades Beleza Moda Cultura

domingo, 25 de maio de 2008

Euphoria Men, Calvin Klein


Criado por Loc Dong , Jean Marc Chaillan e Carlos Benaim, Euphoria Men, euforicamente, desperta e satisfaz os desejos sem limites, como a proposta da marca. Um primeiro spray e, como uma névoa hipnotizante, traz a vontade de cheirar, cheirar e cheirar o corpo masculino até a consumação de um estado olfativo pleno, o qual desenrolará consequências fatais, de sedução, paixão e prazer. Felizmente, o trio de perfumistas acertou em cheio em Euphoria, ao contrário de CKIn2U, último lançamento que não emplacou grandes distinções.

Não há dúvidas que Euphoria Men, adocicado com um blending de notas amadeiradas e apimentadas na medida certa, é um perfume que , despretensiosamente, tem todas as pretensões sedutoras e prazeirosas. Ele é versátil , leve e simples, com uma interpretação mais elegante. Esse é o seu diferencial; ele não se limita a um papel "Don Juan" ou de homem rústico , no sentido pejorativo do prazer sem limites e carnal, mas tem o ingrediente cativante da conquista, do desejo do olhar e do toque a cada cheirada como o desejo do conforto dos braços de um homem e dos beijos cálidos, previamente ao limite da excitação e do gozo.


Abrindo o perfume, notas adocicadas com nuances frescas cítricas com ênfase para notas de limão e folhas de cedro, logo as mesmas são invadidas pela presença, quase absoluta do cocktail de pimentas, chilli e gengibre. Estas notas se mesclam como um todo, não sendo tão evidente diferenciá-las, mas são responsáveis por converter o perfume em sinônimo de algo quente, que deixa a mulher em estado de alerta e o homem, único.


Durante o desenvolvimento mais final, patchouli e âmbar são muito discretos, mas dá a faceta amadeirada que revela ainda mais a masculinidade do perfume. Estas notas aquecem a composição, sustentando a fixação do leve adocicado . Euphoria Men é, juntamente com seu par Euphoria Woman, uma dupla arrebatadora, provocativa e sofisticada, confirmando que o prazer a dois é alcançar a mais excitante das euforias.










Foto: Image des parfums.


quarta-feira, 14 de maio de 2008

Egeo Dolce Man, O Boticário


Em clima de breve dia dos Namorados, não poderia separar o casal Egeo Dolce, par amoroso de O Boticário para esta apaixonada data. Egeo Dolce Man é o gourmand oriental nacional para homens que adoram o verbo "dolcer-se" com sedução.


O perfume leva notas doces como o caramelo e o chocolate balanceadas com um blending levemente especiado no começo e mais amadeirado no fim. O homem "Dolce" que gosta de Very Irresistible for men (Givenchy), Blue Sugar (Aquolina) e A* Men(Thierry Mugler) verá em Egeo Dolce Man mais uma tentação adociçada para sua pele.


São evidentes os diálogos aromáticos de Egeo Dolce Man com os perfumes acima, no entanto, estes diálogos não o desqualificam o rotulando como uma cópia. Pelo contrário, esta intersecção entre eles e Egeo Dolce em diferentes notas é o que o torna uma aquisição interessante, de melhor custo x benefício e, principalmente para homens que desejam arriscar-se em um perfume doce.


Os diálogos iniciais se dão logo na saída do perfume, neste caso, uma influência de A* Men sobressaindo as notas caramelizadas e especiadas. Neste momento, as notas de saída de alta volatilidade e comuns em A*Men e Blue Sugar,como a bergamota e a lavanda,tendem a ser difusas em Egeo Dolce e evoluem de forma despercebida.


Se por um lado estas notas se intimidam, outras são desinibidas e se fazem percebidas. Uma invasão açucarada, bem doce do caramel-chocolat com madeiras toma conta de Egeo Dolce Man e traz também à lembrança olfativa a marca de Very Irresistible for men, o pseudo-chocolate coberto por avelãs. Nesta parte da evolução, resta somente a leve memória mocha, com mais chocolate e nada de avelãs e também de Blue Sugar , que aparece nesta orgia gourmand com suas notas de açucar caramelizado, patchouli e baunilha.


É interessante notar que tanto A* Men quanto Very Irresistible for men despertam uma suposta refrescância em meio ao adocicado gourmand. Na minha opinião, esta nota que estabiliza o adoçicado é a própria menta que, embora não esteja oficialmente em Egeo Dolce Man, está presente nos referidos perfumes de Thierry Mugler e Givenchy , detonando a idéia de que tal similaridade cause esta percepção na evolução de Dolce.


Com o passar do tempo, o drydown do perfume é levemente adocicado , de influência patchouliana. Madeiras e madeiras, na maior parte do tempo, com a característica gourmand mais inclinada à baunilha e ao caramelo. Sem dúvidas, a base do perfume tende a perder-se em um emaranhado aromático de um adocicado amadeirado.


Egeo Dolce Man celebra a doce masculinidade, viril e sensualmente carismática , tão sexy e indispensável para o dia dos namorados, no entanto para uma melhor celebração, use Dolce com moderação, principalmente se o casal é um casal Egeo Dolce. Ninguém quer comemorar esta data com brigas olfativas entre gourmands.

Perfume Review: Egeo Dolce Woman, O Boticário

Para um momento mais Dolce, merengueie-se
For a sweeter Dolce, merengue yourself


Sentir um bom perfume é sentir o lado doce da vida. Sentir a doçura, a delícia, a guloseima que é degustar cada um destes momentos perfumados que tanto me acompanham por toda a vida. São momentos de puro amor, seja próprio, ao perfume, à vida e ao outro. Egeo Dolce Woman tem destes amores.


Um toque na pele e lá está ele, amando-me por completo, levando-me ao doce prazer frutal da framboesa, suculenta, sedutora, escarlate como minha paixão pelo aroma. Seduzo a mim mesma e seduzo ao outro, esbanjando sensualidade, atraindo dóceis olhares, despertando dóceis desejos. Egeo Dolce Woman traz a doce mulher que há em mim, entregue à paixão e ao carpem diem necessários para o sabor da vida, necessários ao sabor do outro.


As primeiras notas chegam, de forma ousada, frutadas, bem docinhas. Permanecem alguns instantes para, então, aflorar uma nova ousadia: a da menina mulher em mim. Neste momento, o corpo se aquece, envolventes ondas aromáticas e cálidas sobressaem na pele e mesclam o frutal com a nota de algodão doce. Singularmente, o perfume aflora a meiguice da juventude, a paixão da mulher e o desejo de brincar de amar.




Cheiro meus pulsos, solto os cabelos e só penso em jogar meu corpo sobre uma macia cama branca como o próprio algodão, ornamentada com o fogoso tom das frutas vermelhas. Mesmo quando me enrolo completamente no perfume, ainda sinto a quentura das notas recorrentes de algodão doce, que ora vem com mais intensidade, ora cedem sua doçura à baunilha, deliciosamente com seu par perfeito, a tonka bean.

Esta imagem é Egeo Dolce Woman em si, a imagem do amor a mim mesma, do sentir o comforto de enrolar-se com um delicioso perfume, sozinha ou acompanhada, vivendo o meu amor próprio e o amor ao outro. Esta sensação define a melhor sensação de um bom perfume e um bom perfume faz você amar a si própria(o) , mais e mais, sempre e sempre .Como disse Rebecca Veuillet-Gallot em Le Guide du parfum, "Un bon parfum, c'est celui que l'on a envie de sentir encore et encore"(um bom perfume é aquele que a gente quer sentir mais e mais), então sinta-se sempre Dolce.
Egeo Dolce Woman foi relançado pelo Boticário para o dia dos namorados - 2008 , após seu début em 2007 como edição limitada. Este perfume é assinado pelo perfumista Frank Voelkl , um dos melhores da nova geração de noses, que todo ano viaja para o Brasil para projetos aqui.
Para os fãs como eu, torçam para que ele seja edição definitiva , deixando nossas vidas ainda mais Dolce.
Foto: Egeo Dolce Woman, acompanhado do merengue hidratante da mesma fragrância, edição limitada. Acervo coleção pessoal.


(English version)


Smelling a good perfume is to feel the sweet side of the love. Smell the sweetness, the delicious smell. Smell the candy is to enjoy each of these fragrant moments that are always on our lives. There are moments in which we smell the pure love by ourselves, by perfumes, by life and others. Egeo Dolce has these aromas.

A touch on the skin and the perfume is there, loving me completely, taking myself to the sweet frutal pleasure of berries, so delicious, so red as my passion for aromas. Egeo Dolce Woman seduces myself and seduces others, filling me some sensuality, attracting some delicate eyes on me, provocating sweet wishes. Egeo Dolce Woman brings the sweet woman who there is on me, putting all my heart on passion and carpe diem, so urgent to enjoy the flavour of live, so urgent to enjoy the flavour of the other.

The heady notes come, in an audacious way, fruity, very sweet. They keep some moments on my skin and then, a new daring: a woman girl on me. At this moment, the body is warmer, involving aromatic and hot waves bubble on my skin and mix the frutal with a note of cotton candy.
In a insolence manner, the perfume emerges the kindness of the youthfulness, the passion of a woman and the desire to play some love.

I smell my wristes, untie my hair and just think in throw my body on a tender white bed as it were a soft cotton, ornamented with flamming colour of red fruits which sometimes float just them, intensely, sometimes float their sweetness closer to vanilla note. The vanilla accord become very burning and confortable together to its perfect " notes couple": the tonka bean.

This is how I picture Egeo Dolce Woman, the picture of the love by myself, the picture of the comfort feeling,
roughing myself this delicious and fragrant perfume, alone or in a good company, living my self-love and the love for the other. This sensation defines the best sensation of a good perfume and a good perfume makes you love your self-esteem, makes you love you, now and ever. As was said by Rebecca Veuillet-Gallot (Le Guide du parfum), "Un bon parfum, c'est celui que l'on a envie de sentir encore et encore"( a good perfume is one which makes us feel it more and more"), so smell you always Dolce.



Egeo Dolce Woman was re(released) by O Boticário for the Valentine's Day - 2008 after its début in 2007 as a limited edition. This perfume was created by the Frank Voelkl , one of the best raising stars among perfumistas and Frank travels to Brazil to be involved in some projects here.
To all Egeo Dolce Woman´s fans like me, let's expect that Egeo Dolce be a regular fragrance and let our lives sweeter.

Foto: Egeo Dolce Woman and its moisturizing merengue body cream (limited edition) , picture of my personal collection COPYRIGHT PROTECTED DON'T COPY IMAGE WITHOUT AUTHORIZATION.
Candy Sky by Will Cotton

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Entrevista imperdível com Sonia Corazza

Sonia Corazza contagia qualquer apaixonado(a) por aromas, perfumes e cosméticos. Contagia pelo seu conhecimento, espontaneidade, empreendedorismo e simplicidade. Sonia é sinônimo de referência na área que tanto amamos e, o melhor, referência brasileiríssima. Diretora executiva do site Beleza Inteligente, autora do "must read" Aromacologia, uma ciência de muitos cheiros" (Editora Senac) e consultora técnica para renomadas empresas, Sonia está aqui e agora no blog perfume da Rosa Negra. Disfrutem de sua presença e borrifem algumas gotas de um perfume bem inteligente.







Cris: Sonia, é com um grande prazer que te recebo no blog perfume da rosa negra para esta entrevista a fim de tornar mais ainda possível o contato de expertises em aromas com uma legião de fãs de aromas e perfumes como eu. Primeiramente, quero te agradecer pela iniciativa de ter lançado um livro de vanguarda no Brasil sobre o assunto, o Aromacologia - uma ciência de muitos cheiros, pela editora Senac ,por ser uma das profissionais empreeendedoras envolvidas no curso de perfumaria e aromacologia, que já estará em sua 3ª edição nesta semana, 09 e 10 de maio de 2008 em São Paulo e, também, por dirigir o site Beleza inteligente, mais uma referência de beleza e bem estar no Brasil.




C: Quem é Sonia Corazza?

S: Acho que sou um nariz ambulante. Tudo na minha vida é movido por cheiros- motivação, prostração, negação, paixão, empenho- tudo!

C: Embora seja engenheira química especializada em cosmetologia, conte-me um pouco como começou sua carreira na área de perfumes e qual o trabalho que vem desempenhando ainda em empresas deste ramo.

S: Dentro da área cosmética tudo está ligado aos perfumes. Desde a primeira empresa que trabalhei, Max Factor, que na década de 70 ainda tinha fábrica no Brasil, o cheiro da fábrica era entorpecedor. A cor de maquiagem mais produzida naquele momento era o "Café Brasil", e o ar tinha aquele floral cosmético inebriante, que me recorda até hoje um bom tempo.Hoje, após 32 anos na área, sou assessora técnica e mercadológica para as empresas nacionais e multinacionais, trabalho como formuladora e pesquisadora científica.

C: Considerando os anos que atuou em empresas líderes como Natura, Avon, Boticário e IFF, qual sua visão crítica sobre o desenvolvimento da perfumaria no Brasil?

S: Sem dúvida, a falta de poder aquisitivo do consumidor, associado a altíssima taxação de impostos.Temos excelentes perfumistas, empresas competentes, matéria-prima natural e sintética de qualidade, expertise técnica. Falta ter dinheiro para investir o equivalente ao que se paga num perfume francês. Se o perfumista pode trabalhar com uma nota mais rica, com ingredientes mais nobres, numa concentração maior de componentes, o resultado final é fantástico.

C: Quais são as tendências interessantes que estão surgindo na perfumaria atual?

S: Sem dúvida é essa "gustatividade", a capacidade de fazer a língua salivar. Vejo a segunda década do século XXI com grandes descobertas em relação ao sabor Umami. Tudo o que incentivar a experimentação vai vender. Tudo que trouxer conforto e a sensação de segurança também.

C: O ramo de perfumaria fina no Brasil ainda tem acesso restrito a profissionais que desejam trabalhar e se especializar nesta área como perfumistas, muitas vezes, pela falta de cursos de formação mais específicos como ocorre na Europa e também por ser um mercado de trabalho muito fechado para o ingresso de potenciais talentos, principalmente nas grandes empresas do setor. Como é possível desenvolver uma carreira de perfumista no Brasil?

S: A maneira mais comum é através do crescimento profissional dentro de uma empresa fabricante de essências, como as grandes multinacionais. Mas o cenário pode mudar em breve, com a vinda das grandes instituições formadoras de aprendizes, técnicos e perfumistas para o Brasil, o que deve acontecer em breve.

C: Assim espero, seria fascinante termos esta evolução. A propósito, uma vez conversamos sobre a possibilidade de um programa de formação para perfumistas no país, quais são os principais fatores determinantes para que o mesmo seja viabilizado? E quais os principais pilares programáticos para se formar um bom perfumista?

S: Ah, é exatamente nesta empreitada que eu me encontro! Estou envolvida 100% num programa extremamente arrojado de capacitação profissional, com bases muito sólidas. É claro que o fator financeiro é um grande obstáculo, pois não basta abrir uma escola e botar gente qualquer pra falar. Você precisa ter essa formação técnica especializada, precisa investir em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento. Precisa se aliar à comunidade científica de vanguarda. Mas estamos providenciando tudo isso, aguarde para breve!

C: Hmm, mais fascinante ainda ... já consigo sentir o aroma delicioso deste programa de formação (risos).

No próximo curso Aromacologia e Perfumaria, um dos pontos que me chamam a atenção são as novidades na teoria da olfação. Seria possível dar uma "palhinha" de uma importante novidade nesta área.

S: Sim, sem dúvida! Existem várias teorias propostas, a mais aceita fala do mecanismo chave-fechadura, mecanismo este que aborda as substâncias químicas segundo sua estrutura funcional e os receptores olfativos específicos para esta sensibilização.

C: Qual o verdadeiro poder do olfato?

S: Como este é o sentido mais desconhecido do homem, falo a princípio do olfato como instinto de sobrevivência, que de forma ancestral nos ajuda na alimentação, na proteção e na reprodução. Por isso só o olfato é fundamental, mas também pela questão do bem-estar e do equilíbrio orgânico total.

C: Sabemos que uma das grandes transformações na área de aromas e perfumes é o crescimento da "natural perfumery", ou seja, a perfumaria natural que acaba resgatando muitos conceitos de notas olfativas e da aplicação das mesmas para a produção de perfumes mais "in natura", muitas vezes, resgatando também o alquimista que há em cada um e gerando produções independentes. Qual a forma mais fácil de se produzir um perfume? É possível que um leigo autodidata o faça?

S: Não acredito e nem estimulo ninguém a fazer ensaios sem um conhecimento básico. Os cheiros produzem reações bioquímicas que se transformam em impulsos bio-elétricos e marcam o sistema límbico cerebral como numa impressão digital. Pode ser danoso trabalhar sem saber o que se está fazendo.Não é porque uma substância é natural, ela seja segura. Esse é um tabu a ser derrubado.

C: Sonia, com o crescimento da aromaterapia em todo o mundo, ainda há quem confunda aromas com perfumes. Qual a diferença básica entre eles?

S: Vou te fazer uma comparação bem simples. A Aromaterapia é o tratamento que visa primariamente curar as causas das doenças, que utiliza o olfato e as propriedades dos óleos essenciais, para fortalecer órgãos e suas funções e agir sobre mecanismos de defesa do corpo.
A Aromacologia é a ciência em fase de desenvolvimento, que pesquisa os usos e efeitos psicológicos e fisiológicos dos compostos aromáticos.


C: Os óleos perfumados (parfum oil) sem álcool na formulação são considerados perfumes, principalmente na perfumaria oriental; no entanto, muitos deles são considerados somente óleos essenciais na aromaterapia e não perfumes. O que diferencia um óleo perfumado de sândalo de um óleo essencial de sândalo, por exemplo?

S: O óleo essencial é sempre puro e natural, o óleo perfumado pode conter sintéticos em sua composição.

C: Como surgiu a idéia de lançar o livro Aromacologia - uma ciência de muitos cheiros (Editora Senac) e os principais propósitos?

S: A idéia é apresentar uma forma clara, idônea e abrangente de desmistificar um assunto onde há tanta coisa errada sendo veiculada.

C: Ainda temos carência de publicações nacionais específicas da área de perfumaria. Há projetos de seu conhecimento para que tenhamos um livro deste porte made in Brazil?

S: Sem dúvida existem bons projetos em curso, tenho um livro pronto a espera de um editor interessado

C: Hmm, editores de plantão, por favor publiquem o livro da Sonia (risos). Faça este bem à comunidade perfumada.



Sonia, diga-nos as notas que você ama

S: Gosto muito das especiarias de forma geral, cardamomo, aniz estrelado, pimenta rosa e gengibre, que associados aos florais exóticos, como Ylang-ylang(que sou apaixonada mesmo) e osmanthus e harmonizadas aos tons cítricos de tangerina, lima ou laranja doce ficam fantásticos! Mas amo tanta coisa diferente, que seria bobagem falar só desses como os mais queridos.

C: e as que odeia (ou não gosta muito)

S: Odeio as notas fougère simples, odeeeeioooo!

C: (risos) pobres fougères!

Atualmente, qual a matéria prima fragrante que é mais difícil de ser trabalhada no mix de um perfume? Por quê?

S:Todas as naturais sazonais ou em processo de extinção, o próprio Ylang-ylang é um bom exemplo.

C: Ainda há controvérsias se existe um fixador ou não nas formulações de perfumes. Uns dizem que o fixador é a própria combinação das notas olfativas que tendem a ser mais voláteis ou não. Outros dizem que há um elemento chave para a fixação. Conte-nos a respeito.

S: Claro que não existe essa historia de "fixador", a permanência de um cheiro está 100% ligada a sua taxa de volatilidade. Notas mais frescas e cítricas são mais voláteis e duram menos, enquanto que resinóides e balsâmicos são menos voláteis e têm uma duração maior.


C: Sonia, com toda sua experiência nesta área, diga-nos por que ainda existem perfumes que são testados em animais. Há outra possibilidade de teste que não seja esta? Como você vê esta polêmica questão?



S: É muita hipocrisia dizer que em algum momento do desenvolvimento do produto não houve teste em animais, claro que há! Os testes iniciais de segurança são feitos sim em animais, depois é que se parte para os testes in vitro e em humanos. Hoje o laboratório de pesquisa de pele da Loreal/ França já consegue sintetizar células da pele, como melanócitos, e propor um protocolo de testes que reproduz o efeito in vivo, mas ainda não está implantado para o mundo. Então se você ama seu Chanel número 5, ou qualquer outro produto cosmético, creia, algum ingrediente, em algum momento, foi sim testado em camundongos, coelhos ou outros animais criados para este fim.

C: Na sua opinião, qual seria o mix idealizado de um perfume que seria a maior obra prima da perfumaria mundial?

S: Impossível descrever, porque deveria contemplar a especificidade de desejos que é cada ser humano-obra única!

C: Qual o melhor perfumista brasileiro e estrangeiro de todos os tempos, na sua opinião? Por quê?

S: Não dá para falar com generalidade. Alguns são excelentes para compor fragrâncias de sabonetes, outros são maravilhosos para composições hidro-alcoólicas, mas tenho meus "queridinhos", gente de altíssima capacidade que já criou verdadeiras obras primas, como o Napoleão Bastos, o Arlindo Calderano, o Chico Marano e o Antonio Amador, grandes mestres!



C: E fechando esta excelente entrevista, qual o perfume que foi feito para a Sonia, que é a sua própria segunda pele.

S: Neste momento são 16 composições diferentes que fazem parte do meu dia-a-dia, mas estou apaixonada há meses pelo Insolence, de Guerlain, criado pelo fantástico Maurice Roucel.



C: Fantástico mesmo... também criou meu L de Lolita Lempicka (risos)

Obrigada, Sonia. Paz & bem para você também.



Para conhecer mais sobre a Sonia, clique aqui.

Para saber mais sobre o 3º curso de perfumaria e aromacologia - SP,
clique aqui